contrapartida social

A Usina Fotovoltaica da Cooperativa Bem Viver foi construída na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social, em Maturéia-PB. Atualmente, são 83 módulos fotovoltaicos de 460Wp (Watt-pico), totalizando 38,2KWp. A capacidade total nesse formato poderá crescer até 144 módulos.

Cada sócio fundador tem uma cota de geração de energia de cerca de 200kWh. Os 22 sócios fundadores têm 61 módulos. Cada um doou uma placa fotovoltaica para impulsionar o trabalho de estimular iniciativas de compartilhamento de energia solar solidária entre grupos e comunidades de agricultores familiares.

A cota tem 22 módulos, o embrião para o projeto comunitário Fundo Solidário Solar. Tendo como semente os 22 módulos doados pelos sócios fundadores e outras doações, a cooperativa Bem Viver irá colocar em prática a proposta da “solidariedade solar”, estimulando que outros grupos e comunidades se organizem de forma solidária para gerar a sua própria eletricidade.

Uma ideia inovadora, que se consolidará através da contribuição de cada cooperado, por períodos, a partir da economia feita na conta de energia. É o estímulo para a inserção do uso de energia renovável descentralizada nos arranjos produtivos solidários, entrelaçando com as finanças solidárias.

O papel da Bem Viver é ser esse exemplo vivo e participativo praticando a solidariedade solar campo-cidade. Essa experiência pode materializar os ideais de muitas lutas sociais pela soberania alimentar, hídrica e energética.

É o estímulo para a inserção do uso de energia renovável descentralizada nos arranjos produtivos solidários