SOBRE A COOPERATIVA BEM VIVER

Energia Solar Solidária para o Cuidado com a nossa Casa Comum

Nós somos uma cooperativa que acredita no potencial da energia solar solidária

A Cooperativa de Energia Solar Bem Viver é uma organização integrada por 22 pessoas interessadas em buscar um novo modelo de geração de eletricidade através do aproveitamento sustentável da capacidade de insolação do semiárido nordestino, respeitando o meio ambiente, a cultura e o território dos seus habitantes.

Além do desenvolvimento regional ecológico, o projeto também tem como objetivo a inovação na captação de água da chuva, a criação de um fundo solidário solar e a inclusão de produtores rurais da agricultura familiar como beneficiários.

A origem da Bem Viver é o Comitê de Energia Renovável do Semiárido (Cersa), no qual cooperativadas e cooperativados militam.

Para estruturar nossa atuação, nos organizamos em quatro comissões – Comunicação e Eventos, Educacional, Relações Institucionais e Técnica – responsáveis pela promoção de ações e programas que integrem a Cooperativa Bem Viver na disseminação e territorialização da energia solar como elemento libertador e transformador da realidade do semiárido nordestino.

Atribuições das Comissões

Comunicação e Eventos: objetiva promover o registro e a divulgação das ações da Cooperativa através de diferentes meios de comunicação e de eventos que promovam o diálogo crítico, inclusivo, justo e solidário.

Educacional: encarrega-se da concepção e realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Cooperativa, bem como capacitação no âmbito das várias temáticas que envolvem os fins a que se presta a Cooperativa.

Relações Institucionais: responsável pelo contato com os atores governamentais e não-governamentais, visando criar um cenário integrador e cooperativo.

Técnica: responde pela elaboração e execução de iniciativas voltadas ao atendimento das demandas técnicas dos diversos projetos e empreendimentos.

Objetivos

A Cooperativa Bem Viver tem como objetivo principal a geração e compartilhamento de energia solar. Além disso, propõe-se a prestar consultoria nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e tecnologias sustentáveis, através de projetos de cooperativismo ou afins.

Apoio Institucional

Para a sua fundação, a Cooperativa Bem Viver recebeu apoio das organizações Misereor (Alemanha), do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Sócioambiental, da Caritas Brasileiras, Ação Social Diocesana de Patos-PB e conta com a importante parceria do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), que cedeu parte das suas instalações para sediar a cooperativa e a sua primeira Usina Fotovoltaica (Usina FV Bem Viver I), no municípo de Maturéia-PB.

Programas e Projetos

A Bem Viver tem compromisso com a formação e a capacitação de jovens para o uso eficiente da energia solar com baixo impacto ambiental. Pela amplitude constitui-se num programa de educação que permite o desenvolvimento de vários projetos.

Nossas Parcerias

Ação Social Diocesana de Patos
Associação Comunitária do Assentamento Novo Horizonte (Várzea-PB)
Cáritas Brasileiras
CCA - Centro de Capacitação Agrocomunitário
CEPFS -Centro de Educação e Formação Social
CERSA - Comitê de Energia Renovável do Semiárido
CPT – Comissão Pastoral da Terra
DGVR - Confederação Alemã das Cooperativas (Deutsche Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V.)
Diocese de Patos (Paraíba)
Ecosol-PB - Cooperativa Paraibana de Empreendimentos Econômicos Solidários
FMCJS - Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental
FNPE - Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil
Misereor
MST – Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra
UNACT - União das Associações Comunitárias de Teixeira